domingo, 4 de setembro de 2011

Fôlego de Vida

Os assuntos estudados essa semana me fizeram refletir sobre a importância de respirarmos.
Após uma semana de reflexão, na sexta-feira, tomando café, uma narrativa se passou em minha mente.
Preciso compartilhá-la com quem ler esse texto.


Lembrei-me que Deus criou todas as coisas proferindo uma palavra. Ele dizia :
 - "Haja luz."
E a sua palavra era tão poderosa que houve luz.
 - "Hajam águas, animais, vegetais, e que estes se estabeleçam hierarquicamente sobre a Terra."
E assim se fizeram. Imagino que em um piscar de olhos árvores foram surgindo, baleias, aves, mamíferos. Cada um se acomodando em seu lugar. Tudo em ordem. Tudo no Seu controle. Tudo com o poder de um "Haja" que saía dos seus lábios.
Depois de todas as coisas que foram criadas com a Sua palavra, viu Deus que era tudo bom sim. Mas faltava algo: Eramos nós! Faltava o Homem.
Creio que Deus poderia dizer: "Haja o homem".  E especulo que Ele até pensou em fazer essa ordenança. Mas não. Deus disse: " Façamos o homem a nossa imagem e semelhança."
Façamos, e não digamos ou ordenamos ou qualquer outro verbo de ação que caiba aqui.
Imagino o Criador se inclinando, assim como um oleiro que se prepara para projetar um novo vaso de barro. Ele pegando todo aquele barro, todo aquele pó da terra, e modelando a face, depois o pescoço, vai para o tronco, braços e pernas. Cada detalhe. Cadê o "Haja o homem" ? Não, Ele preferiu ir esculpir com todo o cuidado. Era a Sua obra prima.
Vendo que o exterior estava pronto.Faltava algo para a sua obra estar completa. A Bíblia diz que  Deus soprou o fôlego de vida!
Lembre-se que os animais, vegetais e o homem são seres vivos. No entanto, Deus soprou em nossas narinas o fôlego de vida.
Essa semana estudei a anatomia do trato respiratorio. Pude ver as comunicações de cavidades que existem em nossa face, e como cada coisinha projetada tem uma função. Pode parecer bobagem o que estou relatando aqui. Mas fiquei perplexa em saber que o tubo auditivo (uma comunicação entre a orelha e a cavidade nasal) tem a função de igualar as pressões interna e externa da orelha média. Uma simples comunicação permite que nosso timpano nao se rasgue devido a diferença de pressão, possibilitando o sucesso do seu funcionamento. Isso não foi fruto de um Big Bang, e uma mera evolução com a selação dos mais aptos.
Tudo isso foi projetado por Deus. Respiramos de maneira tão mecanica (e isso realmente deve acontecer), que só nos damos conta da importância deste processo quando estamos com um nariz intupido, ou com algum aparelho em nossas narinas.
Precisamos parar por alguns instantes para sermor gratos a Deus pelo dom da vida. Pelo fôlego de vida.
Não respiramos por causa de uma palavra, mas por causa de um sopro.
Por causa do Seu Sopro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário