quinta-feira, 13 de outubro de 2011

By Natalia Fonseca


Algumas pessoas perguntam por que me converti. O que aconteceu? Perguntam também se estou proibida de frequentar festas do mundo e de ingerir bebidas alcoólicas. E dizem que Deus não irá me castigar, caso eu faça isso ou aquilo. Algumas pessoas não concordam quando alguém me ofende e eu me calo ao invés de revidar, pois infelizmente, a maioria cresce acreditando que desaforo não se leva para casa.... Eu também pensava dessa maneira. Mas desde que passei a estudar a palavra, muitos de meus conceitos caíram por terra.
Quero responder a todas as perguntas, de acordo com o que venho aprendendo com as Escrituras.
Me converti, pois fui comovida com o sobrenatural do Senhor. Sequer havia lido a Bíblia nem sabia exatamente qual doutrina seguiria. Apenas fui inundada por uma paz que nunca senti estando no carnaval, no bar ou em qualquer outro evento onde o Senhor não é glorificado. Nós, cristãos, não somos proibidos de nada! Acontece que, quando nascemos de novo (João 3:5-6) todas as coisas que antes nos traziam alegria, perdem completamente o sentido. (Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados... II Coríntios 3:17-18)
Deus enviou seu Filho, para que nos arrependamos e acreditemos no evangelho. Ele não quer nos castigar, mas no fim dos tempos seremos julgados segundo as nossas obras. A palavra está acessível a todos, e vem sendo pregada desde o início dos séculos. A Bíblia diz várias vezes que, quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Jesus disse: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:31-32. Também disse: Se alguém me servir, meu Pai o honrará. João 12:26. Concluindo esse pensamento: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. João 7:16.
A palavra nos ensina a perdoar, a fazer tudo com amor. (Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Mateus 5:44)
Amigos, conheçam a palavra! Nela há respostas para todas as nossas dúvidas. Não é fácil seguir à risca a doutrina deixada por Cristo, mas nos esforcemos! Grande será a recompensa, eu creio!
(Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Lucas 9:23).
 
 

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Observar  alguém requer sabedoria e discernimento. No entanto, tem-se aí uma moeda com dois lados: um lado, cujas descobertas te encantam ainda mais por presenciar tamanha semelhança com você, e outro lado, cujas suposições te fazem perder a esperança do que poderia acontecer.
A sabedoria te ajuda a equilibrar o sentimento, impedindo que você se derrame através das palavras e gestos ao outro. A "sophia", juntamente com a sensatez, oferecem as ferramentas certas para os momentos da fala, do olhar, do carinho, do cuidar ...
Mas quem, apaixonado, pensa em ferramentas certas para tais coisas?
O discernimento te faz parar. Nem que seja por alguns instantes; e pensar se  há reciprocidade, se vale a pena, se é o correto, se é o de Deus.
Observar alguém exige, ainda mais, paciência e dependência de Deus. Caso contrário, a vontade de estar junto acaba se tornando o combustível para uma decisão preciptada.



"Deleita-te no Senhor, e Ele concederá o desejo do teu coração." (Sl 37:4)
[Mas que seja feita a Tua vontade .]

domingo, 4 de setembro de 2011

Fôlego de Vida

Os assuntos estudados essa semana me fizeram refletir sobre a importância de respirarmos.
Após uma semana de reflexão, na sexta-feira, tomando café, uma narrativa se passou em minha mente.
Preciso compartilhá-la com quem ler esse texto.


Lembrei-me que Deus criou todas as coisas proferindo uma palavra. Ele dizia :
 - "Haja luz."
E a sua palavra era tão poderosa que houve luz.
 - "Hajam águas, animais, vegetais, e que estes se estabeleçam hierarquicamente sobre a Terra."
E assim se fizeram. Imagino que em um piscar de olhos árvores foram surgindo, baleias, aves, mamíferos. Cada um se acomodando em seu lugar. Tudo em ordem. Tudo no Seu controle. Tudo com o poder de um "Haja" que saía dos seus lábios.
Depois de todas as coisas que foram criadas com a Sua palavra, viu Deus que era tudo bom sim. Mas faltava algo: Eramos nós! Faltava o Homem.
Creio que Deus poderia dizer: "Haja o homem".  E especulo que Ele até pensou em fazer essa ordenança. Mas não. Deus disse: " Façamos o homem a nossa imagem e semelhança."
Façamos, e não digamos ou ordenamos ou qualquer outro verbo de ação que caiba aqui.
Imagino o Criador se inclinando, assim como um oleiro que se prepara para projetar um novo vaso de barro. Ele pegando todo aquele barro, todo aquele pó da terra, e modelando a face, depois o pescoço, vai para o tronco, braços e pernas. Cada detalhe. Cadê o "Haja o homem" ? Não, Ele preferiu ir esculpir com todo o cuidado. Era a Sua obra prima.
Vendo que o exterior estava pronto.Faltava algo para a sua obra estar completa. A Bíblia diz que  Deus soprou o fôlego de vida!
Lembre-se que os animais, vegetais e o homem são seres vivos. No entanto, Deus soprou em nossas narinas o fôlego de vida.
Essa semana estudei a anatomia do trato respiratorio. Pude ver as comunicações de cavidades que existem em nossa face, e como cada coisinha projetada tem uma função. Pode parecer bobagem o que estou relatando aqui. Mas fiquei perplexa em saber que o tubo auditivo (uma comunicação entre a orelha e a cavidade nasal) tem a função de igualar as pressões interna e externa da orelha média. Uma simples comunicação permite que nosso timpano nao se rasgue devido a diferença de pressão, possibilitando o sucesso do seu funcionamento. Isso não foi fruto de um Big Bang, e uma mera evolução com a selação dos mais aptos.
Tudo isso foi projetado por Deus. Respiramos de maneira tão mecanica (e isso realmente deve acontecer), que só nos damos conta da importância deste processo quando estamos com um nariz intupido, ou com algum aparelho em nossas narinas.
Precisamos parar por alguns instantes para sermor gratos a Deus pelo dom da vida. Pelo fôlego de vida.
Não respiramos por causa de uma palavra, mas por causa de um sopro.
Por causa do Seu Sopro.

sábado, 27 de agosto de 2011

Tua presença santisfaz!


Meu Amigo, a Tua presença santisfaz!
A minha vida só está completa se o Teu fluir for real em mim. Se a luz da alvorada resplandecer sobre a minha cabeça. Se o aroma suave do Teu perfume exalar em cada passo que eu der.
Que o Teu brilho, assim como os raios do sol que iluminam o dia, resplandeça através do meu olhar. Para que não somente eu desfrute da Tua presença, mas para que os outros também conheçam a Ti.
Espirito Santo, assim como o horizonte se torna inatingível cada vez que chegamos mais próximo, tornando o oceano infinito, que assim também seja o meu relacionamento contigo: inesgotável e pronfundo.   
Meu Amigo, que as águas não fiquem molhando apenas os meus pés, mas que todo o meu corpo esteja mergulhado no Teu oceano.
E que meus ouvidos sejam portas de entrada para a Tua voz.
Eis-me aqui, Espírito de Deus! 

terça-feira, 23 de agosto de 2011


"Não havíamos marcado hora, não havíamos marcado lugar. E, na infinita possibilidade de lugares, na infinita possibilidade de tempos, nossos tempos e nossos lugares coincidiram. E deu-se o encontro"

Rubem Alves

domingo, 21 de agosto de 2011

Olhares

Há vários tipos de olhares.
O mais incrível é entender o que eles querem dizer quando expressos.
Existem aqueles que parecem estar desvendando todo o seu pensamento, aqueles mais singelos, os dispersos, os assustados, os românticos que te fazem querer estar junto, os que te elogiam sem dizer uma só palavra, os desviados que não conseguem se encontrar com outros olhares devido a timidez, os "somente amizade".
Agora, aquele olhar, característico seu, me deixa intrigada por não conseguir entendê-lo e interpretá-lo da maneira correta. Eu só não gostaria de estar errada na minha interpretação, e procurar entender o real significado desse olhar que se encontra em minha mente.  

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Usando bem a palavras

Boa parte dos problemas de relacionamento que enfrentamos tem origem na falta de cuidado
com o que falamos. Estamos tão ávidos para expressar nossas opiniões que acabamos
negligenciando a sabedoria de pensar antes de falar.
Os exemplos são numerosos, vejamos apenas um: o filho chega perto do pai e, na sua
curiosidade em conhecer o mundo que o cerca, começa a fazer perguntas e mais perguntas.
O pai, nervoso, envolvido em outras preocupações, responde alto, sem pensar: "Pára de fazer
tanta pergunta! Que coisa mais chata!" Seguem-se alguns minutos de silêncio e, quando
parecia ao pai que tinha conseguido a tranqüilidade tão deseja, o filho fala baixinho,
temeroso: "Pai, por quê você tem que falar brigando comigo?"
É um choque. Chamado à vida real, o pai fica intimamente envergonhado. Percebe que foi
preciso a simplicidade de uma criança pequena para chamar-lhe a atenção para a
importância de usar bem as palavras.
As palavras têm o poder de criar situações, de modificar ambientes, de alegrar ou entristecer
as pessoas. Podem significar a valorização de alguém ou sua completa aniquilação. Edificam,
motivam, incentivam, mas também, destroem, magoam, agridem e humilham.
Com tanto poder envolvido, não podemos deixar para o acaso ou para a "sorte" a
responsabilidade pelos resultados das nossas palavras.
Cuidados com o que falamos
• Ofensas, gritarias e xingamentos
• Críticas, sarcasmo, ironia
• Rotular pessoas, atacar o caráter
• Mentiras, maledicência
• Cuidados sobre como falamos com raiva, sem controle emocional
• Intenções destrutivas com caretas, resmungos,
• Tom de voz inadequado,
• Postura superior, agressiva
Os exemplos relacionados mostram que precisamos estar atentos à forma como agimos em
situações estressantes, especialmente nos momentos de conflito no relacionamento familiar.
Se deixarmos as palavras saírem sem qualquer tipo de controle, poderemos nos arrepender
logo depois. Uma vez faladas, as palavras percorrem os seus próprios caminhos, saem do
nosso controle e produzem efeitos para os quais não estamos preparados. É importante agir
com inteligência para alcançar resultados mais satisfatórios, para preservar os
relacionamentos importantes que temos em família.
Muitos casamentos têm um nível de qualidade baixo no relacionamento interpessoal por não
valorizarem uma comunicação eficaz. Os momentos em que as diferenças poderiam ser
superadas são utilizados para extravasar raiva e mágoas represadas. Em vez de atacar o
problema, ataca-se o parceiro. Quando começam as trocas de acusações há uma escalada
na intensidade da voz (que aumenta) e nos argumentos (que ficam mais ferinos e mordazes),
às vezes incontrolada, que pode levar até a agressão física. Para a vergonha de alguns, essa
situação é comentada por toda a vizinhança.
Encontros tão tensos e cheios de emoções negativas não são favoráveis à soluções
adequadas dos problemas de relacionamento interpessoal. A motivação, em tais
circunstâncias, é de derrotar o outro, deixando claro quem está com a razão, quem é melhor
nos argumentos e quem deve ceder. Assim, toda a energia é utilizada para conseguir uma
vitória a qualquer custo, pouco importando se há a necessidade de utilização de recursos
escusos ou "golpes baixos".
Percebe-se que os problemas não são devidamente corrigidos ou superados. Logo voltarão a
ser ventilados e novos embates se estabelecerão. A repetição deste processo gera desgastes
sérios no relacionamento e conduz, se não rompido o ciclo vicioso, à ruptura.
Há uma estória de um sábio que dizia ter dentro de si dois cães: um feroz e disposto a
destruir o que visse pela frente. O outro, ao contrário, manso e sempre disposto a dar carinho.
Perguntado sobre qual dos dois era mais forte nos seus relacionamentos ele respondeu:
"Aquele que eu alimentar mais."
Assim também acontece na vida familiar. Cada um deverá escolher a qual das duas atitudes
alimentar mais - a agressividade e a competição ou a compreensão e a cooperação.
Nos momentos em que há necessidade de resolver questões sensíveis no relacionamento, a
pergunta fundamental é: qual a motivação que está por trás da discussão? Desejam resolver
a questão de forma mutuamente satisfatória e restabelecer a unidade emocional? Ou querem
descarregar suas razões e defender suas posições?
Os que desejam defender posições e se justificar podem continuar usando os recursos que
constam do quadro acima. A relação será muito prejudicada e sua qualidade de vida estará
bem comprometida. Como os problemas não são resolvidos, as cenas indesejadas tenderão
a se repetir muitas vezes mais.
Mas, se você almeja um relacionamento maduro e cheio de momentos agradáveis, vale o
esforço de melhorar a comunicação. Vale o esforço de desenvolver as habilidades
necessárias para OUVIR e COMPREENDER as necessidades do parceiro e para ser
OUVIDO e COMPREENDIDO.
Usar bem as palavras requer treinamento sério e dedicação. Os bons resultados certamente
virão. Além do mais, pessoas inteligentes não se contentam em extravasar sentimentos
negativos sem conseguir resolver as questões que os produzem.
Falar com calma, exercitar controle de suas emoções, respeitar as diferenças, colocar-se no
lugar do outro, ser honesto e transparente são atitudes que melhorarão significativamente a
qualidade de seu relacionamento. Refletirá positivamente em todas as áreas da vida, inclusive no ajustamento sexual.
Pare, respire e olhe para o seu relacionamento: você pode torná-lo melhor se investir no
aperfeiçoamento de sua comunicação.

sábado, 6 de agosto de 2011

Quem sou eu?

Meu nome é Mayara, mas gosto quando as pessoas me chamam de May ( acho carinhoso!). Nasci em Salvador, tenho 21 anos, e desde sempre moro aqui. 
Meus pais são separados e, atualmente, moro com meu pai, minha madrasta e minha irmã. Não tenho nenhum parente médico. Mas o sonho de ser médica surgiu com a vontade de querer  trabalhar com vidas, ajudá-las não só no físico, mas na alma e no espírito.
Desde quando sai do Antônio Vieira percebi que para se conquistar um sonho é necessário confiança em Deus, determinação, coragem, amigos, força e ânimo. Percebi também que não adianta tentar pegar um caminho mais fácil por causa da primeira frustração. Mas o importante mesmo é levantar, refazer suas estratégias e prosseguir para o alvo. Isso não quer dizer que não haverá uma segunda e terceira frustração. O bom mesmo é não desistir.
Eu acredito muito em Deus, e sei que minha vida não tem sentido sem Ele. Não só porque Ele é o Criador, o Salvador, o Deus Todo poderoso, mas porque Ele é meu amigo. Congrego na Igreja Batista Lírio dos Vales, na pituba, e acabamos de formar uma banda de jovens.
Também tenho um blog ( www.sintopaz.blogspot.com ) onde escrevo pensamentos  que, às vezes, vêm a minha mente e me fazem refletir sobre algumas coisas. Apenas digito palavras, não sou uma exímia escritora.
Tenho conhecido pessoas muito legais desde quando começaram as aulas. E espero não ser apenas mais uma aluna da Bahiana, mas fazer diferença na vida de pessoas que estão comigo. Que laços de sinceridade, parceria, estudo e amizade sejam firmados nesses 6 anos de faculdade. E que isso não se restrinja aos momentos acadêmicos.
Espero poder ser uma excelente profissional, comprometida com as vidas e tomar decisões com responsabilidade e ética ao juramento que faremos na formatura.

Trabalho 'Quem sou eu?'  de Psicologia Médica - Bahiana 2011.2

sábado, 30 de julho de 2011

Ontem, quando acordei, me veio um pensamento: Se a minha vida não estiver em total dependência de Deus, eu serei como uma criança que por alguns intantes se perde dos seus pais em um shopping center. Ela fica sem saber pra onde ir, fica desesperada em meio a multidão, total desamparo. A calma e segurança só é reestabelecida quando ela  encontra o rosto dos pais e corre pra os seus braços. O mesmo acontece  com o homem ao , pelo menos, ouvir a vós de Deus dizendo que está  ao seu lado. É incompreensível  viver sem Deus.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O que faz você feliz?
A lua, a praia, o pôr-do-sol, passear?
Um doce, uma dança, um beijo, um olhar...
Afinal, o que te faz feliz?
Chocolate, domir cedo, acordar tarde?
Sentir o frio na barriga ao vê-lo, abraço apertado, matar a saudade...
Um cachorro, a casa aconchegante, o carro que você sempre quis?
Ou os sonhos que te fazem feliz?
Dormir na rede, matar a sede,ouvir o dedilhar das cordas de um violao...
Ler ou viver um romance 'felizes para sempre'?
O que faz você feliz?
Um lápis, uma letra, uma poesia que sai dos dedos de quem toca um piano...
Uma conversa boa,um cafuné,um riso leve?
Um pássaro,um parque, um chafariz?
Ou será um choro que te faz feliz?
A pausa pra pensar.
Sentir o vento, esquecer o tempo,se envolver nas ondas do mar?
O céu, o sol, um som?
A pessoa ou o lugar...
Agora me diz: o que faz você feliz?





Ps: Na verdade, a pergunta deveria ser: o que completa a sua felicidade?



quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sinceridade (Transparente)

"O culto precisa ser um exercício de fé para descobrir o que existe de Deus na minha vida, no meu cotidiano. Aquilo que eu descubro é a oferta que tenho para apresentar. Cultuar a Deus só é verdadeiro se tudo o que sou vem à superfície na adoração com os irmãos. Nosso culto a Deus deve ser o último eco do modo como vivemos. A igreja, o culto, deve ser o lugar onde tudo o que sou se encontra com o que Deus é. E esse encontro de verdade transforma a minha vida, também de verdade."
(Trecho do livro Salvos da Perfeição, Ellienai Cabral Jr.)


A pior mentira que pode ser dita é a da falsa adoração a Deus. É incrível a capacidade que as pessoas têm de vestir uma capa de amáveis, pacientes, amigos, bons filhos, pais, inteligentes , crentes e nos mostrar uma imagem totalmente diferente daquilo que elas verdadeiramente são. Mas quando toda esta imagem é transmitida para Deus, isso se torna um 'auto confronto'. Não há como enganarmos a Deus, nem a nós mesmos sobre quem verdadeiramente somos.Se assim tentarmos fazer, viveremos diariamente carregando toneladas de elefantes nas costas, tentando preservar uma imagem 'perfeita' de um ser imperfeito, incapaz de aceitar a sua humanidade.
Eu custei a compreender o que quer dizer 'os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade'. A verdadeira adoração perpassa as imagens de mãos levantas, de elogios em alta voz, de lágrimas escorrendo pelo rosto, de uma oração fervorosa. Uma verdadeira adoração se torna verdadeira quando eu  reconheço quem sou, e a partir disto eu rasgo o meu coração imperfeito com as minhas manias, chatices, mau humor, ira, impaciência, egoísmo, falta de amor, ...... e compreendo que não são os esforços de manter a imagem erguida que vão tocar o coração de Deus. Mas o encontro do tudo que sou com o tudo que Deus é que consiste na essência da Adoração.
'Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado.' (1 Co 13:10)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Renúncia por Amor

"A vida com Deus é marcada por renúncias, porque não há amor sem sacrifício.E o nosso amor pelo Senhor será, vez após vez, provado no altar, no lugar de entrega daquilo que nos é mais precioso. Mas quando renunciamos, somos verdadeiramente livres e nos tornamos aptas a receber de Deus aquelas mesmas coisas de que abrimos mão. Porém agora, neste segundo estado, estas coisas já não nos dominam mais. Pelo contrário, as administramos como mordomos e cuidamos delas como quem sabe que TUDO vem do Senhor, pertence a Ele e existe para o cumprimento dos Seus propósitos. Nossos dons,nossos talentos,inteligência, beleza,saúde, todos os nossos dias,nossos bens, nossa família, todos os nossos planos e projetos. Nele vivemos, nos movemos e existimos. Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Quando Ele se torna o primeiro em nosso coração, então estamos prontos a possuir todas as coisas. Aí se cumpre o que está escrito em Mateus 6:33 ( 'Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.') ."

Pregação de Ana Paula Valadão sobre A vida com Deus é marcada por renúncia. 

domingo, 1 de maio de 2011

Borboletas alegram o jardim!

Ninguém vive sozinho. Essa é a mais pura verdade. Estar rodeado de pessoas alegres é adubo para o nosso jardim ficar sempre florido.
Às vezes, erramos e deixamos que algumas borboletas escapem desse jardim. E acabamos perdendo pessoas excelentes em nossas vidas. Mas, o interessante é saber que existem borboletas que sempre retornam ao jardim quando ele está florido. E isso tem me deixado extremamente feliz.
Como é bom recebermos uma segunda chance das pessoas. Para quem sabe aproveirar, a segunda chance tem um gostinho de gratidão pela borboleta que retornou ao jardim.
O adubo é o perdão, a restauração da confiança e o fortalecimento do amor.
As pessoas que verdadeiramente nos amam permanecem conosco. Mesmo vendo o nosso jardim danificado, elas nos ajudam a melhorar e torna-lo belo aos olhos e à alma.
Ninguém vive sozinho. E se diz que vive é porque nunca teve o prazer de desfrutar uma boa gargalhada com uma piada 'sem graça', ou nunca teve um ombro pra chorar, ou nunca teve aquele ouvido disposto a ouvir as mesmas histórias infinitas vezes, ou nunca recebeu aquele puxão de orelha que te impediu de fazer uma burrada.
Amigos nos faz crescer. Nos faz sentir acolhidos.
Mas,apesar de tudo isso, o mais incompreensivel ,aos olhos humanos, é a relação de amizade que Deus tem com o homem. Nunca conheci alguém com tamanho amor e compaixão de SEMPRE estar ao nosso lado, mesmo nós não estando ao Seu lado.
Sou grata a Ele por proporcionar-me o retorno de borboletas fundamentais no meu jardim. E mais ainda, por conhecer novas borboletas que têm florido ainda mais esse jardim.








ps-Nunca deixe de lado as pessoas.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

'Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas. "

Quando se oferecem rosas,sorrisos são mostrados,olhares são trocados,abraços são dados.
Já me disseram que é melhor dar do que receber. Mas o fato de dar algo, sempre faz com que recebamos algo. Daí o perfume acaba ficando um pouco nas mãos.
O perfume da gratidão, do amor, da tolerancia, da misericórdia.
Se semeias rosas, colherás aromas suaves.
Tudo que o homem semeia, ele colhe.